quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Escola, Inclusão e Internet

Em muitos fóruns e até mesmo em cursos, houve professores que questionaram a presença de crianças com deficiência na escola. Já ouvi coisas do tipo:
  •  " Por que colocar essas crianças na escola se nunca aprenderão nada?"
  •  " Coitados dos cadeirantes vendo os outros andar."
  •  " Entendo que a família desejou e esperou esta criança, mas querer que ela seja "normal" é um pouco demais."
  • " Um cego precisa apenas aprender a andar na rua, o que não vai acontecer nos espaços de uma escola." 
Sim, já ouvi muitas besteiras.... Mas a minha esperança, até mesmo por encontrar estas pessoas nestes ambientes (cursos, fóruns, palestras) é de estarem procurando algum tipo de apoio. Seja para qualificar seu trabalho ou se posicionar contra a inclusão e torço para ser a primeira hipótese.
Sempre me posicionei a favor da inclusão, embora não como substituição do atendimento especializado, pois até mesmo as crianças típicas por vezes necessitam do apoio de outro profissional para alcançar o desempenho desejado. Não há coerência em retirar o apoio multiprofissional das crianças que enfrentam limitações por estarem frequentando uma escola regular. 
Há grandes benefícios alcançados pela inclusão quando encontramos profissionais comprometidos! Há benefícios para as crianças típicas que entendem limitações das quais não vivem e estudos comprovam que se tornam adultos mais bondosos, determinados e tolerantes. E claro, benefícios para as pessoas com deficiência, que passam a "copiar" as outras crianças e absorvem melhor as regras sociais. E sim, TODOS PODEM APRENDER ALGO! Somando isso, o benefício é  para a sociedade de forma geral, diante de futuros adultos (engenheiros, médicos, secretárias, vendedores....) que lidarão com as diferenças de forma natural, compreendendo as limitações e lembrarão das adaptações que a sociedade necessita (como rampas, por exemplo).
Estamos em uma era de mudanças significativas na educação e se fecharmos os portões para as pessoas diferentes e não compreendermos a importância social que a escola representa, podemos lacrar os portões, pois a inclusão é para todos, somos todos diferentes. Se jogarmos fora, a responsabilidade social de uma escola e mantê-la apenas como transmissora de conteúdos, nos dias de hoje a internet já o  faz e de forma muito mais atraente! Através da internet temos acesso à artigos, livros, vídeos, imagens, troca de mensagens e  podemos  visitar  municípios, estados ou países de forma virtual. É uma ferramenta fascinante! Deve ser usada com cautela, mas não ignorada.
Precisamos  inovar, ousar e ter o compromisso de tornar cada individuo uma pessoa melhor para a sociedade. Temos o compromisso de acompanhar as mudanças que ocorrem, nos atualizar.
A educação é uma formação contínua tanto para quem aprende, quanto para quem ensina.
Embora o vídeo não fale exatamente sobre inclusão, ele resume a educação e a necessidade de estar sempre em busca de  atualização frente a esse compromisso social.






Nenhum comentário:

Postar um comentário