quinta-feira, 24 de julho de 2014

Atividade no Espelho

O espelho é muito importante para a criança reconhecer-se como indivíduo único (sua imagem) e diferente dos demais.
Por um longo período, utilizei este recurso para estimular meu filho (TEA). Nossa preferência sempre foi  realizar atividades diante do espelho, pois além do auto-reconhecimento (reflexo), o oportunizava visualizar-se concretizando as atividades. Era através do espelho que mantínhamos o maior número de contato visual.
Em 2010, escrevi um texto sobre estimular a criança diante do espelho. Mas neste caso, o espelho torna-se parte do material didático para montar quebra-cabeça, palavras e instigar a criança na criação de desenhos.

DESENHOS COM SPRAY DE ESPUMA:
Além de ser uma atividade sensorial, é possível explorar a criatividade desenhando imagens, letras e números.  Podemos instigar a criança em passar o dedo por cima, percebendo que seu dedo também modifica a imagem. Também é possível fixar letras/números/imagens grandes em EVA e ajudar a criança (se ela precisar) contornar utilizando o spray.


QUEBRA-CABEÇA EM EVA:
Podemos confeccionar as imagens em EVA de acordo com interesse e grau de dificuldade que a criança apresenta e necessita ser trabalhada, fixando-as no espelho utilizando gel de cabelo. Além de ser uma atividade sensorial, podemos trabalhar conceitos de partes e inteiro, montar palavras e até mesmo frases, organizar o alfabeto e os números, além de montar e resolver cálculos.


DESENHOS COM TINTA:
É possível explorar a criatividade, aprender as cores e suas misturas, utilizando o dedo ou o pincel no espelho, para que a criança posso perceber que sua ação modifica sua obra e sinta-se motivada a criar. Sabemos que algumas pessoas com autismo enfrenta prejuízos no uso da imaginação, podendo adaptar a atividade com os desenhos em EVA para criança contornar até desenvolver sua independência para desenhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário