terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Aprendendo a Recortar


Conforme prometi, irei postando atividades que realizo com o Ângelo em casa. São atividades simples que podem ser realizadas por qualquer familiar com indivíduos que enfrentam as mesmas dificuldades.
Nosso relato também visa mostrar que muitas vezes é preciso dar muitos passos antes de chegar ao resultado desejado.
Certa vez, uma fonoaudióloga me disse que recortar é importante para o desenvolvimento da fala, pois além de ser uma prática motora, fazemos movimentos com a língua enquanto recortamos. As fonoaudiologas que lerem podem deixar seu parecer sobre isso, mas recortar passou a ser assunto sério, já que o Ângelo não fala.

Nosso primeiro passo foi rasgar papel. Porém, devido a hipossensibilidade que meu filho apresenta (Já vimos sobre desordem no processamento sensorial aqui) ,  rasgar papel era uma atividade difícil para ele e precisamos começar quebrando bandejas de isopor. Aqui no município onde moro, é muito comum encontrar frutas e verduras embaladas nestas bandejas, ideal para nossa atividade.

Com os pedaços, enchíamos as mãos e jogávamos para cima verbalizando "chuva", assim trabalhávamos a interação pois o Ângelo sempre solicitava que fizesse a "chuva" com sua comunicação não verbal. Ou seja, enchia minhas mãos e mostrava com as dele o que eu deveria fazer.
Utilizando um baldinho de praia, também trabalhamos os conceitos de cheio/vazio e dentro/fora.
Como já havia assimilado o propósito da atividade, logo conseguimos rasgar papel. À princípio foi preciso utilizar papel cartão e depois rasgar texturas mais finas como a folha de ofício,

Iniciava-se o desafio de manusear a tesoura. Por algum tempo precisamos de uma tesoura especial, presente da nossa querida amiga Magáli Bussmann e o Ângelo descobriu que conseguia recortar o papel.

Através das atividades com massinha de modelar (já vistas aqui), Ângelo aprendeu a segurar a fazer uso da tesoura. Reforçamos o conceito de dentro/fora  trabalhando a atenção e concentração para que os pedaços cortados caíssem apenas dentro de um pote.
Nosso desafio ainda não terminou, pois Ângelo ainda enfrenta dificuldades em recortar uma imagem. Estamos começando a trabalhar cartões com contornos simples e estou certa que ele vencerá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário