sábado, 15 de dezembro de 2012

A Turminha mais Amada do Universo!

Mais um ano acabando! Uma nova etapa por vir...
Mas não tenho palavras para agradecer a esta professora de amor escancarado pelo que faz, a forma que conduziu a inclusão do meu filho.
Por muito tempo a nossa família correu atrás da cura. De forma incansável, pesquisas intermináveis, consultas médicas, exames, viagens....
Quando procuramos uma escola, já tínhamos entendido o significado de "incurável", mas também sabíamos que apesar de "diferente", temos um filho carinhoso incapaz de fazer mal a alguém e que deveria viver a infância como toda outra criança. O que nos  preocupava era a aceitação, o respeito e a solidariedade, algo que os coleguinhas do Ângelo podem ensinar a qualquer outro ser humano, pois são grandes exemplos para nós!
Com certeza essas crianças pertencem a famílias maravilhosas, que são estimuladas desde seus lares o amor ao próximo.
Outra angústia que apertava o peito era a paciência e aceitação por parte da professora. Essa angústia, tirava meu sono. A inclusão é algo muito recente e nem todos estão dispostos a se doar.
Lembro que antes das aulas iniciarem, fui conhecer a professora e pedi que o Ângelo iniciasse aos poucos, ou seja, uma meia hora por dia e ela me olhou e disse que quem faria o tempo dele, era ele.
Primeiro dia de aula me emociona até hoje. Levei meu filho para escola sem colocar nome no material, certa que logo voltaríamos juntos para casa. A professora já havia conversado com as crianças que o receberam de forma carinhosa e ele correu para os braços dela permanecendo toda a manhã na escola. Voltei para casa como se tivessem me "arrancado um membro"...rsrs. Pode parecer um pouco de exagero, mas era assim que me sentia:"mutilada", deixando um pedaço de mim, que até então, nunca havia sido separado.
Nesse momento, também lembrei das crianças do nosso parquinho que o ajudaram muito. Ele carregava com ele, uma bagagem de um bom convívio com os amiguinhos, com as mamães e as vovós dessas crianças.
Esse ano está acabando e eu queria encontrar as palavras certas para agradecer a professora Teresinha Araujo, os coleguinhas e o monitor, agradecer muito por serem como são! Hoje, carregamos muito do que vocês deixaram, principalmente as oportunidades do nosso filho ser compreendido no seu silêncio, ser aceito e respeitado, sendo incapaz de mentir para agradar, mas completamente cheio de amor sincero para os que o cercam.
O respeito das crianças frente ao diferente, a compreensão da professora em relação ao seu aprendizado sendo completamente diferente da turma, mas não incapaz de aprender nada.
E a cura que implorei a Deus... O milagre que tanto pedi a Ele...
Diante de como segue a nossa vida, percebi que Deus não me considerou digna de um milagre, Ele guardou para mim muitos milagres por dia e se Faz presente bem forte na nossa vida através de cada um de vocês.
Digo, do fundo do meu coração, que sinto muito orgulho dos meus filhos exatamente como são! Sinto muito orgulho quando meu filho realiza tudo aquilo que a medicina dizia ser impossível! Sinto orgulho de vê-lo vencendo suas limitações!


6 comentários:

  1. Parabéns Aninha pela mãe guerreira que vc é...sinto orgulho de você! Também um aplauso para estas pessoas maravilhosas que acreditam em nossos filhos e estão colaborando para a mudança de cultura em nosso mundo.
    Um grande beijo e um Feliz Natal para vcs.
    Marilce Giglio

    ResponderExcluir
  2. Marilce, também sinto muito orgulho de vc! Eu aplaudo sim! Todos aqueles que somam positivamente na vida do próximo! Um Faliz Natal pra vcs! Um beijo grande no Rodrigo lindo e fofo!
    Um grande abraço!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Isso sim que é comprometimento!!!!
    Professores + escola + crianças + familias das crianças.
    Todos inclusos nessa história.
    Parabéns Ana por compartilhar essa linda história conosco. Descrita com tanta ternura, amor e reconhecimento.
    Bjs.
    Marilei

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Marilei!
    Realmente existe um carinho, respeito por parte de todos! É inexplicável o que essas pessoas significam para nossa família! Que muitos possam contribuir e muitos outros receber!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Mensagens de final de ano são fáceis e reais, mas, dificilmente colam com a realidade.
    Por muita esperança que tenhamos - e não devemos perder essa virtude -, não encontramos forma de entender como poderá ser o ano de 2013, que de acordo com nosso desejo, também deverá ser o melhor de nossas vidas, mesmo porque não há previsão que o mundo acabe se voltando contra si próprio.
    Melhor que isso: só uma noite em claro com nossos amados filhos autistas, ou não, nos braços, conversando sobre nossos sonhos realizados, felizes, sem perder a convicção de que todo esforço é feito em nome de melhorarmos a situação de toda a família, já, esperando convencer-nos que o esforço valeu a pena.
    Que na minha condição de pai de autista não precise conceder a nota “dó” para ninguém, embora tenha a pretensão de ensinar a todos como é que podemos ser felizes, poder dizer como se faz.
    Esta é a parte em que gostaria de ajudar.
    FELIZ ANO NOVO
    Na Luz e na Paz

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo Nilton!
    Tu sempre nos trouxe grandes ensinamentos de um amor imenso, intenso, incondicional!
    Nossa realidade não é fácil, mas os que nos cercam são apenas os amigos verdadeiros, porque quem é "pequeno"de alma, não consegue. Tenho-lhe como um grande amigo verdadeiro, o qual quando "entrei nesse mundo"me forneceu grande apoio, esclarecimento e muita verdade!
    Receba meu sincero carinho e desejo de um Feliz 2013!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir