quinta-feira, 7 de junho de 2012

Como lidar com o TDAH

O TDAH tem origem genética e, em geral, manifesta-se na infância, caracterizando crianças muito criativas, mas difíceis de lidar (elas são muito agitadas e, não raro, têm o comportamento confundido com falta de educação). Segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção, cerca de 60% das crianças com o transtorno chegam à idade adulta sem saber disso. Para os pais, valem algumas dicas para melhorar a vida de um filho com TDAH, pela psicoterapeuta Evelyn Vinocur. 

1- Quando estabelecer regras, faça-as de modo simples e específico e escreva-as em post-its em locais de fácil visão para o seu filho.
2- Recompensas objetivas e que façam sentido, geralmente funcionarão melhor para o seu filho e elas não podem ser em excesso. 
3- Dê feedback com frequência, para que eles saibam como estão indo. 
4- Ajude seu filho a mudar de modo suave e gradativo, planejando com antecedência as atividades que virão posteriormente.
5-Mantenha o senso de humor e seja paciente: com humor, você terá condições de evitar conflitos. 
6- Fique atento a todas as oportunidades para elogiar e fazer reforços positivos sempre que seu filho fizer algo corretamente. Mas tenha cuidado para não exagerar por conta de pequenos acertos, pois ele vai perceber, não se iluda. 
7- Tenha sempre em mente que você está lidando com uma condição médica que seu filho tem e não uma falha de caráter. 
8- Nas horas de impor disciplina, não fale muito nem seja mole responda com clareza e ação apropriada. 
9- Espere que seu filho tenha dias bons e dias ruins. 
10- Lembre-se que culpar o seu filho, ou você mesma, ou seu marido não vai ajudar em nada. Todos vocês estão juntos, no mesmo barco , e fazendo o melhor que podem.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário