sexta-feira, 2 de março de 2012

Dyslexie a fonte para pessoas com dislexia

NIH (instituto nacional de saúde, em inglês) estima que vários americanos tem dislexia (e no Brasil tambem devem ter), e essa nova fonte veio para ajudar!
Entre 15% – 20% dos americanos tem algum grau de dislexia, que faz com que as pessoas tenham problemas de leitura, escrita e compreensão. Ela faz com que a pessoa troque de local e rotacione as letras e números durante a leitura e a escrita, e faz com que a pessoa tenha dificuldade com letras que tem o desenho parecido como i e j. Essa e outras dificuldades fazem com que crianças e até adultos que tem esse problema sejam taxadas de “lentos” (ou até coisas piores), é uma condição que pode ser tratada quando diagnosticada.
Mas existe um projeto chamado Dyslexie Project que tem como intuito criar uma fonte com uma melhor compreensão para as pessoas que tem esse problema
Uma das primeiras coisas que foram feitas para tentar amenizar o problema foi dar mais curvatura as letras, para que elas parecessem mais “gordinhas” e assim o leitor não a inverteria, como por exemplo no cado do “p” e “d”. Outra medida foi enlarguecer a abertura das letras como “a” e “c” para que fossem mais fácil distinguidas umas das outras. Assim como aumentar o “rabinho” de algumas letras como “g” e “y”.
Para entender melhor o que a fonte pode fazer pelos disléxicos veja o vídeo, e note que para pessoas que não sofrem dessa condição as letras vão ficar apenas com formatos um pouco diferentes, mas sem atrapalhar a leitura de forma alguma. Mas que para os que tem o problema faz muita diferença, funciona como se fossem lentes corretivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário