sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Autismo: novo aparelho promete diagnosticar precocemente a doença em crianças



Divulgação/Lena
De criação da empresa americana Lena, o aparelho identifica sinais do autismo em crianças
Receber do médico o diagnóstico de que seu filho tem autismo não é fácil. Mas a descoberta precoce é fundamental para o futuro da criança. Com tratamentos especializados desde cedo, estimulando seu desenvolvimento social e comunicativo, ela aumenta suas chances de se adaptar ao mundo. Um novo aparelho chegou ao mercado americano com a esperança de ajudar no diagnóstico precoce. O Home Autism Detectorpode ser usado em crianças de 1 a 2 anos. 

O processo é muito simples. Os pais recebem uma roupinha e um pequeno gravador que deve ser usado na criança durante 12 horas. Depois, os dados das emissões sonoras são enviado para a fabricante do aparelho e, por meio de programas de computador, o resultado é emitido com 90% de eficácia. 

Para Estevão Vadasz, psiquiatra e coordenador do projeto Autismo do Hospital das Clínicas de São Paulo, o recurso é válido. "Quanto mais precoce o diagnóstico, melhores serão as chances de tratamento". O aparelho custa cerca de 200 dólares (aproximadamente R$ 400). 


Diagnóstico precoce do autismo 

Um estudo apresentado no 7o. Encontro Anual para Pesquisa de Autismo, em Londres, traz uma boa notícia: já é possível detectar o autismo entre 9 meses e 1 ano de idade. 
A pesquisa, liderada por Mel Rutherford, professor de psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade de MacMaster, do Canadá, usa uma técnica que mede a direção e a manutenção do olhar dos bebês enquanto ele observa imagens de faces exibidas na tela do computador. O método também permite distinguir entre um grupo de irmãos aqueles que poderão desenvolver o autismo.


Veja as 5 manifestações mais comuns do autismo

1 - Geralmente evitam olhares diretos. 


2 - Não gostam de contanto físico e podem cometer auto-agressão. 

3 - Parecem estar desconectados com o mundo e evitam ambientes com muita gente. 

4 - Possuem atraso na fala, hipersensibilidade a determinados sons e alterações no sono. 

5 - Mexem os dedos na frente dos olhos com frequência e fixam-se em objetos que produzem movimentos repetitivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário