sábado, 15 de outubro de 2011

Os caminhos da Inclusão

A seguinte história demonstra a importância do professor na vida de um aluno, principalmente para crianças especiais e como isso reflete em sua vida e na sua família...


Gosto muito de falar na inclusão, de ver o desenrolar das histórias, inclusive o da minha história , uma hora um olhar como Educadora e outra hora como mãe.
Sou uma pessoa muito justa , pé no chão, tenho um senso crítico muito apurado, mas também gosto de salientar as coisas positivas, as pequenas conquistas ao meu redor.
Ano passado terminei o ano um tanto frustrada, pra não dizer traumatizada em relação a inclusão da última escola do meu filho, falo sobre esse assunto no post:
http://amaedoautista.blogspot.com/2011/01/avaliacao-da-avaliacao-da-disciplina-de.html

Coloquei meu filho numa escola pública municipal na cidade de Florianópolis, estava cheia de medo dessa mudança, desacreditada, outra comunidade.
Cheguei no meio de uma reforma, fiquei com o Gui em casa mais 15 dias pois tinha medo das fugas, os peões deixavam sempre o portão aberto.Uma vez peguei ele no meio da rua.
Haviam dois portões na escola um na lateral que havia um interfone, e ninguém via, e abria qdo alguém tocava.E outro em frente a escola.

Um dia estava no pátio, e o o danado observou que abria qdo alguém tocava, ele começou a colocar o braço por fora da grade e apertar o interfone, prontamente alguém abria.
E gelei por dentro e por fora, na mesma hora pedi maior atenção as profs e que falasse as funcionárias para perguntar quem era qdo tocava, pois se "não" respondesse , certamente era o Gui,rs.

Estou comentando essa passagem, para mostrar na prática o que é uma comunidade que leva a sério a inclusão, pois na semana seguinte não havia naquele espaço um portão e sim um muro!
E passou apenas ter um portão!

E de la pra cá eu observei o crescimento e o desenvolvimento do meu filho, as estratégias usadas, para melhorar a sua compreensão, comunicação.
A Sala Multimeios dando suporte aos professores , estando na escola todas as sextas-feiras, sentindo a emoção dos profissionais em relatar os progressos do Gui.

Sentir realmente respeito e amor e o compromisso com o seu desenvolvimento como ser humano.
Meu filho frequenta a NEI Santo Antônio de Pádua e tem uma equipe vencedora desde a diretora, profas, auxiliares, equipe técnica.

Parabéns pelo dia do Professor!!!!!!!!!Obrigado por acreditar no meu filho, pelo desempenho e dedicação na Ed. Inclusiva. Tenho profunda admiração por todos.

Apesar do desrespeito que a classe do magistério tem enfrentado, vocês estão ali, todos os dias idealizando um mundo melhor!


Abaixo vou colocar a avaliação feita pela escola, um exemplo de como pode ser feita uma avaliação de uma criança em inclusão.


"PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.B.M. José do Valle Pereira
SALA MULTIMEIOS – AEE Atendimento Educaional Especializado
Professoras: Denise Montibeller
Rosemeri Vargas


RELATÓRIO DE AEE


Aluno: Guilhermo 


Neste primeiro semestre estivemos presente no NEI Santo Antônio de Pádua
com o trabalho de atendimento educacional especializado (AEE) em sala. Optamos pelo atendimento no espaço de sala de aula, pensando na inclusão do Guilhermo no seu cotidiano escolar, com isto oportunizamos a toda a turma e aos profissionais, maior contato e conhecimento do Gui.
Acreditando também nas parcerias, entramos em contato com a APAE na tentativa de buscar maior clareza no diagnóstico dele. Solicitamos uma reavaliação, considerando o diagnóstico recente de surdez bilateral profunda, trazido pela família. Como o Gui estava sendo atendido pelo Método TEACH decidimos seguir pela abordagem da surdez. Trabalhamos com sinais básicos de LIBRAS de forma lúdica com todas as crianças da sala.
Inicialmente Guilhermo foi acompanhado por uma auxiliar , mas com o passar do tempo avaliamos que a maior dificuldade do Gui estava ligada a falta de comunicação e não ao comportamento. Portanto intervimos, em acordo com a família, na contratação de uma professora de libras e de uma auxiliar volante que o atendesse sempre que necessário ou solicitada pela professora.
Orientamos e acompanhamos semanalmente as atividades em sala, algumas vezes dirigindo a atividade, outras participando, brincando, conversando , contribuindo desta forma no processo de aprendizagem do Guilhermo e de toda a turma. O trabalho realizado com imagens foi muito incisivo para o Gui pois ele demonstrou interesse e participação no que foi proposto.
Guilhermo mesmo nos momentos em que não estava no grupo, parecendo alheio as atividades propostas, ficou atento e manifestou através das ações, como exemplo, demostrando o sinal da letra “G” do seu nome em libras.
No momento da brincadeira, tem suas preferências, mas aos poucos temos conquistado sua companhia para se incluir nos grupos, seja no parque ou na roda. No Boi de mamão adorou participar dentro da Bernunça.
Desenvolveu um bom relacionamento com o grupo e profissionais, atendendo a todas as regras e resolvendo seus conflitos em relação a disputas de brinquedos, fome, sede, demonstrando bastante autonomia.
Acreditando sempre nas possibilidades de todos no processo de inclusão Guilhermo nos surpreendeu e nos seduziu !!!
Um forte abraço,
Denise e Rose
 "


Lembrando que essa avaliação é da "SALA MULTIMEIOS – AEE Atendimento Educaional Especializado", ele ainda foi avaliado pela professora de sala da escola.



Fonte: A mãe do Autista

Nenhum comentário:

Postar um comentário