terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Arte Cooperada - Cores primárias e secundárias





Objetivo

Esta atividade tem o objetivo de proporcionar a socialização, interação e a aprendizagem referente às cores primárias e secundárias através de uma técnica de pintura realizada com a cooperação do colega e exploração das misturas  das cores.
Consiste numa troca de conhecimentos em grupo e uma manipulação com material realizada em dupla utilizando as cores primárias, onde os componentes precisam manipular o material de forma cooperada para que a arte aconteça e as cores se misturem.
1. Proporcionar interação e socialização;
2. Estimular a criatividade;
3. Trabalhar de forma cooperada;
4. Respeitar individualidades dos colegas;
5. Aprender a posicionar-se diante do outro;
6. Reconhecer as cores primárias;
7. Reconhecer as cores secundárias e como elas ocorrem;
8. Identificar as cores existentes no mundo

Materiais

Será utilizado:
- Tampa de caixa de papelão
- Tinta têmpera (cores primárias)
- Bolinhas de gude
- Papéis em branco
- Objetos para serem explorados

Procedimentos

1. Formam-se grupos.
2. Cada grupo receberá uma folha em branco e a tinta referente a uma cor primária.
3. Pedir a criança que identifique outros objetos correspondente a esta cor e também a sua letra inicial.
4. Ajudar a criança a associar iniciais de nomes de colegas com esta letra.
5. Realizar a atividade com a tampa da caixa de papelão. Formam-se duplas e derrama-se uma porção de duas tintas que formam uma segunda cor (azul e amarelo) em determinados pontos da caixa, em seguida coloca-se de 3 à 5 bolinhas de gude sobre a tampa e pede para que a dupla manipule. A manipulação deve ocorrer de forma cooperada.
6. Pedir o que as crianças observaram.
7. Questionar as crianças se existem outras cores além das que foram fornecidas para atividade.
8. Identificar as cores secundárias e como elas ocorreram.
9. Identificar objetos que correspondem as cores secundárias e as suas letras inicias.
10. Identificar as iniciais dos nomes dos colegas que representem a esta letra.
11. Identificar as letras iniciais que repetem nas cores.
12. Realizar a mistura das cores nas folhas em branco.

AVALIAÇÃO:

Misturar os objetos e identificar as cores respondendo se são primárias ou secundárias e suas letras iniciais.
(À partir de 4 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário