sábado, 14 de novembro de 2009

A Matemática do dia a dia

-->
É muito comum a criança sentir dificuldades nas operações matemáticas logo que estas passam a fazer parte do seu cotidiano escolar, mas nada que não possa ser superado.
Na verdade, a matemática está presente em sua vida muito antes de ingressar na escola. Encontra-se nas brincadeiras que exijam contagem como esconde-esconde, “mamãe posso ir”; na hora de dividir docês (quem ficou com mais, menos, quantos sobram?); repetir brincadeira ou passeio mais de uma vez; no jogo de dominó; jogos de reflexão, manipulação e classificação (maior, menor). 
Os jogos servem como grandes aliados na aprendizagem da matemática.
Essa matemática geralmente passa desapercebida, porque ela é tão fácil e divertida, que nem parece matemática!
A criança adora fazer conquistas,descobertas e superar obstáculos, vibram muito quando isto acontece. E para ajudá-la, podemos utilizar alguns recursos como grãos de feijão ou pipoca, palitinhos de picolé, papel rascunho para rabiscos, os dedos das mãos e o ábaco.
O ábaco é um material de fácil manuseio que a criança adora manipular, um recurso muito útil e prazeroso quando bem instruído.
Mesmo com auxílio de recursos facilitadores, relacionar a matemática com o nosso dia a dia é fundamental. Ela está no super mercado que frequentamos, no peso dos alimentos, na dúzia de ovos e caixas de lápis de cor (meia dúzia, uma dúzia e o dobro)  no refrigerante (ml, litro, qual tem mais?) no dinheiro que utilizamos para o pagamento, na nossa idade, nas numerações das casas e apartamentos (números crescentes e decrescentes), nos passeios e viagens (metros e km) e até na hora das refeições (mais alface, menos tomate).
A matemática está sempre presente, basta utilizar-se dessa convivência para auxiliar o nosso mundo infantil a apropriar-se dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário